Alienação Parental – Falar mal do pai ou da mãe para os filhos pode virar crime

Falar mal do pai ou da mãe para os filhos é um comportamento comum. Principalmente depois da separação. Entretanto, a “síndrome da alienação parental” pode virar crime.

O fim do casamento ainda dói. Leliane Gonçalves da Silva, auxiliar de laboratório, confessa: por vingança coloca os filhos contra o pai.

Ela costuma falar para os filhos que o pai não presta. “A gente fica com raiva, né? Então um quer atingir o outro a qualquer custo”.

Advogados e psicólogos dizem que usar o filho para atingir o pai ou a mãe pode provocar distúrbios para o resto da vida. E que mesmo havendo motivos para falar mal um do outro, os pais têm que pensar na estabilidade emocional da criança.

“Que os adultos resolvam essa questão entre eles e não envolva a criança, pois ela ainda não tem condição psicológica de lidar com essas situações”, explica Mariana Martins Juras, psicóloga.

O advogado Rômulo Sulz orienta que o maior prejudicado é o filho. “O que as pessoas têm que entender é que o bem maior a ser tutelado em uma situação dessa, de ruptura da união, é a criança”.

É por isso que o Congresso quer transformar em crime esse comportamento, conhecido como “síndrome da alienação parental”.

Não importa se premeditado ou inconsciente: a lei, que já começou a ser votada na Câmara, prevê punições para quem levar o filho a odiar o pai ou a mãe após a separação.

As penas são gradativas. Incluem: advertência; perda da guarda e até a perda de todos os direitos e deveres dos pais sobre os filhos: o poder familiar.

Além dos pais também podem ser punidos os avós e pessoas que tenham a criança ou o adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância.

As formas de alienação parental são:

- desqualificar a conduta do pai ou da mãe.
- dificultar o contato da criança com o ex-marido ou a ex-mulher.
- omitir de propósito informações importantes sobre o filho, envolvendo, por exemplo, escola, saúde, mudanças de endereço.
- apresentar falsa denúncia contra o pai, contra a mãe ou pessoas ligadas a ele ou a ela.

Leliane sabe do mal que causa aos filhos. “Minha filha até faz tratamento com psicólogo”.

Reconhece que precisa mudar. “Eu fico me corrigindo para parar com isso para ele viver a vida dele e eu viver a minha”

Se for aprovado pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto segue direto para o Senado.

Fonte: Rede Globo


This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

20 comments to Alienação Parental – Falar mal do pai ou da mãe para os filhos pode virar crime

  • Essa prática de alguns pais em falar mal do genitor(a) para os filhos gera problemas psicologicos para os filhos.
    Os filhos devem conviver com ambos os pais, de forma plena. Se não houver essa convivência os problemas psiquicos do menor podem ser irreversíveis. Os psicologos orientam sempre sobre o assunto, e a estes pais que praticam essas atitudes precisam se conscientizar disso.
    Marielle Brito http://www.mariellebrito.adv.br
    • Jussara costa
      Aqui em casa,acontece algo parecido!!!
      Meu companheiro,não é pai biológico da minha filha,mas quando eu tendo impor algum tipo de disciplina para ela,e ela não gosta vai ate ele reclamar,ele diz que eu estou zangada,que eu quis ter filho,mas não tenho paciência,que ela teve ter medo de mim.Coisas desse tipo me magoam,me deixam frustrada.Não sei mais o que fazer para reverter essa situação,a minha filha tem 4 anos e meio me ama muito,somos amigas eternas e quando ela faz algo que sei que não é legal,eu ponho sim de castigo .Mas ele acha que isso é repressão ou seja ele não me apoia,não ajuda na disciplina e ainda critica o jeito de ser. A minha filha não tem medo de mim e sim respeito!!!
    • giselle anjos
      verdade estou passando por isso por mas que eu tenho motivo para falar dele pra meu filho não falo e ele fala de mim para criança enao sei o que fazer ele não quer ficar mas com a criança nem um dia e usa de situações para me atingir
  • Essa prática de alguns pais em falar mal do genitor(a) para os filhos gera problemas psicologicos para os filhos.
    Os filhos devem conviver com ambos os pais, de forma plena. Se não houver essa convivência os problemas psiquicos do menor podem ser irreversíveis. Os psicologos orientam sempre sobre o assunto, e a estes pais que praticam essas atitudes precisam se conscientizar disso.
    Marielle Brito
    http://www.mariellebrito.adv.br
  • joao
    filho que é usuário de drogas,furta objetos dentro de casa para trocar por drogas. ele pratica crime contra o pai?
  • joao
    filho que é usuário de drogas,furta objetos dentro de casa para trocar por drogas. ele pratica crime contra o pai?
  • Gilson
    Ola pessoal. Passo por uma cituação muito complicada em minha vida. pois ja estou separado a alguns messes, e minha ex, junto com sua familia falam coisas orriveis ao meu respeito aos meus dois filhos. Minha filha de 5 anos, ersta a cituação esta mais complicada, ja com meu filho ta divicil mais ele ainda não conseguiu asemilar esta cituação. Deixo aqui u pequeno alerta. Pesguisei bem a respeito deste assunto e vos digo. Não usem de seus fiulhos para atagarem seus ex compánheiros. Pois o mais mal que esta fazendo não é para quem sua intenção de fazer mal e sim para quem ao menosd sabe se defender. seus filhos. E outra. Pode ter certeza que tudo que fizemos aqui em cima desta terra de mal pagaremos. Sim mais cedo ou mais tarde.na lei divina.
  • Andrea S .Santos
    Isso é um absurdo..Votar lei pra futrica de ex-marido e ex-mulher.Com tantos problemas sociais que o Pais está enfrentando…Fome ,miséria, violencia ,saude.
    O salario mínimo dos médico não é votado, A Lei do Ato médico não e´votada.
    Eu sou contra.O amor não se obriga …da quando tem…
  • Rita
    Infelizmente esta condiçao de falar mal existe, ainda mais acho uma covardia acusar os familiares da separaçao, nao importa o quem é o culpado, mas isso foi usado exatamente contra a minha irma, que hoje o filho ficou contra, julgando a mae culpada e a Santidade do pai, ela nao consegue nem ao menos falar com o filho e o ex- marido nao faz nada, ao contrario, procura se fazer de vitima,.Sera' que nao existe ninguém que possa impedir esse tipo de pai que se faz de vtima para ter o filho consigo so' para fazer mal a uma mae que a cada dia que passa, sofre e chora. Sera' que o odio de ter sido traido, é tao grande para fazer um filho odiar a propria mae e faze-la sofrer pela perda do amor do filho. Isso é a maneira mais mesquinha e covarde do ser humano se vingar, se vingar contra a coisa mais maravilhosa que Deus permitiu a cada um de nos: -" O Amor de Mae". Pais, por favor, nao usem os seus filhos para se vingarem… nao existe recompensa em nao permitir o Amor mais sincero do mundo!
  • cRIS
    Meu marido passa por essa situação,ex- proibi do pai ver a criança,mesmo com ordem judicial,meu marido tem autorização de visitar a filha todo sabado.Só que agora ela naum qer deixar pq alega q a criança fica com outras pessoas,detalhe essas outras pessoas se refere a mim.Ela morre de ciumes da criança comigo,e a minha enteada gosta muito de mim,mas fz oq?

    Existe mães e mães…nem toda mãe pensa no bem estar dos filhos.Pensa no seu orgulho ferido.Pena…sinto pena dela.

    A criança virou propriedade dela

  • LILA
    Basta! aos ABUSOS cometidos por essas tais GUARDAS. Derruba esta guarda. Denuncia PRIMEIRO NO CONSELHO TUTELAR, NOTIFICA AO JUÍZO.
    Coloca um monte de galinha pulando para ela se oculpar.Onde já se viu, a criança é objeto dela…ela prova muito que ama a filha agindo assim. Tem gente que pensa que criança não tem sentimentos…
  • sandy salum
    tenho a guarda do meu filho mas todas as vezes que ele vai pra casa do pai ele,a namorada e a tia ficam falando mal de mim,me chamando de palavras ofensivas pra criança..ele ja nao quer mais nem ir.. gostaria de saber como proceder
  • Fátima Souza
    Tenho um afilhado e ele mora com a mãe, que não está nem aí pra ele e pro irmão mais novo.
    Inclusive o conselho tutelar já foi acionado por várias vezes. Ela só deixa que o pai e a família vejam as crianças quando quer, porém as visitas já foram estipuladas pelo juiz. Como podemos ajudar essas crianças?
    Inclusive, pq o dinheiro da pensão é utilizado por ela e não pelas crianças, que vão com a farda rasgada p escola.
    Podemos pedir algum tipo de comprovante, para saber com o que é gasta a pensão?
    Ela tem o direito de não deixar o pai ver os filhos, mesmo com a decisão do juiz?
  • dora
    e se a mãe usa o filho para atrapalhar a vida do pai, e fala mal da esposa ao ponto da criança chamar a madrasta de vagabunda e bruxa,e vive falando mal na presença da criança ,fala mal até do irmão.fala coisas absurdas,inventa mentiras etc..
  • amanda
    Meu ex marido marido fica me chamando de safada para meu filho, meu filho toda vez que tento corrigir me fala isso e diz que o pai dele fala isso de mim , como devo proceder?
  • Simone
    Há ex-mulher do meu marido, fica mandando msg me difamando, fala que sou puta, pobre, frisa sempre minha cor…
    inferniza ele no trabalho,já falaram que se ela não parasse ele ia ser mandado embora! sempre liga cobrando ligação pra filha, mas quando ele liga ela não deixa falar com a menina, a desculpa sempre é a mesma, " não esta perto de mim", quando deixa ela falar coloca no viva-voz e fala o que ela tem que dizer, ela já apresenta desvio de conduta só fala em dinheiro com o pai,e só tem 8 anos, ele paga por mês $480,00 ela fala pra menina q só paga $97,00 reais, já abandonou um filho por ela não deixava ele chegar perto e nem pagar pensão pro garoto, foram casados ´por 9 anos estão separados á três.
    Ela sempre diz pra menina q o pai é pobre falido, q não presta, não gosta dela q há abandonou etc… vejo ele triste porq gosta muito da filha e não queria q fosse assim, queria saber se posso fazer algo, colocar um freio nela ou da um remédio controlado quem sabe, obrigada.

You must be logged in to post a comment.